Pular para o conteúdo principal

O que é o Bitcoin?



O Que É Bitcoin (BTC)? 

Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada originalmente descrita em 2008 em seu whitepaper por uma pessoa, ou grupo de pessoas, usando o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Foi lançado um pouco depois, em janeiro de 2009. 

O Bitcoin é uma moeda digital ponto a ponto, o que significa que toda transação ocorre diretamente entre as partes iguais e independentes, sem a necessidade de nenhum intermediário para permitir ou facilitar. O Bitcoin foi criado, de acordo com as próprias palavras do Nakamoto, para permitir que “pagamentos online sejam
enviados diretamente de uma parte para a outra, sem passar por uma instituição financeira”.
 

Alguns conceitos para um tipo semelhante de moeda eletrônica descentralizada precedem o BTC, mas o Bitcoin possui o diferencial de ser a primeira criptomoeda a realmente entrar em uso. 

 

Quem São os Fundadores do Bitcoin? 

O criador inicial do Bitcoin é conhecido por seu pseudônimo, Satoshi Nakamoto. Até o momento, em 2020, sua identidade verdadeira como pessoa — ou organização — permanece desconhecida. 

Em 31 de outubro de 2008, Nakamoto publicou o whitepaper do Bitcoin, que descreveu em detalhes como uma moeda digital ponto a ponto poderia ser implementada. Foi proposta a utilizada de um livro razão descentralizado embalado em lotes para as transações (chamados de “blocos”) e protegidos por um algoritmo criptografado — o sistema inteiro posteriormente foi chamado de “blockchain.” 

Em 2 de janeiro de 2009, apenas dois meses depois, Nakamoto minerou o primeiro bloco na rede do Bitcoin, conhecido como o bloco gênesis, lançando ao mundo a primeira criptomoeda. 

No entanto, mesmo sendo Nakamoto o inventor real do Bitcoin, assim como o autor da sua primeira implementação, no passar dos anos um grande número de pessoas contribuiu para melhorar o software da criptomoeda, arrumando vulnerabilidades e adicionando novas ferramentas. 

O repositório do código fonte do Bitcoin no GitHub lista mais de 750 contribuições, com algumas das mais importantes sendo realizadas por Wladimir J. van der Laan, Marco Falke, Pieter Wuille, Gavin Andresen, Jonas Schnelli e outros. 


O Que Torna o Bitcoin Único? 

A vantagem mais original do Bitcoin é o fato de ser a primeira criptomoeda a aparecer no mercado. 

Criou-se toda uma comunidade global e gerou toda uma nova indústria de milhões de entusiastas que criam, investem e transacionam Bitcoin e outras criptomoedas no seu dia a dia. O nascimento da primeira criptomoeda construiu uma base conceitual e técnica que inspirou o desenvolvimento de milhares de outros projetos concorrentes. 

Todo o mercado de criptomoedas — valendo atualmente mais de U$300 bilhões — é baseado na ideia apresentada pelo Bitcoin: dinheiro que pode ser enviado e recebido por qualquer um, em qualquer lugar no mundo, sem depender de intermediários de confiança, como bancos e empresas de serviços financeiros. 

Graças a sua natureza pioneira, o BTC permanece no topo deste mercado enérgico, após mais de uma década de existência. Mesmo após o Bitcoin perder sua dominância indisputável, ele segue sendo a maior criptomoeda, com uma capitalização de mercado que pode variar entre U$100 e U$200 bilhões em 2020. Isso se deve em grande parte às diversas plataformas que fornecem casos de uso para o BTC, como: carteiras, corretoras, serviços de pagamento, jogos online e muito mais. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bitcoin em zona de suporte crítico: Análise técnica detalhada

O |Bitcoin ($BTC) encontra-se em um ponto decisivo dentro de sua estrutura de mercado lateral, testando uma região de suporte em 92.000 USD, que pode influenciar os próximos movimentos do ativo. No entanto, a região de 86.000 USD representa um suporte ainda mais relevante, onde há forte confluência técnica e potencial para uma oportunidade estratégica de compra. Esta análise abordará os principais indicadores técnicos envolvidos e discutirá os cenários potenciais caso o Bitcoin rompa a região de 92.000 USD ou teste novamente a faixa dos 86.000 USD, baseando-se no comportamento histórico do preço. Indicadores técnicos relevantes Perfil de Volume (Volume Profile - VPVR) A análise do perfil de volume revela que o Point of Control (POC), ou seja, o nível de preço com maior volume negociado recentemente, está localizado na região de 96.000 USD. Isso indica que, nesse patamar, houve um equilíbrio significativo entre compradores e vendedores. Entretanto, a Value Area Low (VAL), que representa...

MDC Insights #10: Tudo o que o Investidor Precisa Saber Nesta Semana

📈 MDC Insights – Semana de 2 a 6 de Junho O que aconteceu no mercado e o que pode acontecer nos próximos dias 🗞️ Toda sexta-feira, reunimos os principais fatos da semana para você entender os movimentos do mercado e se preparar melhor para investir. 📰 Sobre a Newsletter MDC Insights A Newsletter MDC Insights é uma publicação semanal feita para você, que quer acompanhar os principais acontecimentos econômicos e entender o que está por trás das notícias. Aqui, explicamos de forma clara o que está mexendo com o Brasil e o mundo, e o que pode impactar seus investimentos. Nosso objetivo é simplificar o mercado para que você invista com mais consciência, clareza e estratégia. Seja você um investidor iniciante ou experiente, aqui é o seu espaço para se manter bem-informado. 🌍 Visão Internacional 🇺🇸 Estados Unidos Os números do emprego vieram fracos: foram criadas menos vagas do que o esperado, e o setor de serviços também mostrou sinais de desaceleração. Isso pode indicar que a economi...